Correio Popular Notícia



RONDÔNIA
Mais de 31,7 mil meninas já foram vacinadas contra HPV

Data da notícia: 12/04/2014
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140412-121.jpg[/IMG] (Da Redação) No primeiro mês de vacinação contra HPV, período em que o Ministério da Saúde realizou mobilização junto às escolas públicas e privadas, 31.775 meninas foram vacinadas em Rondônia. O número corresponde a 84% da meta estipulada para o estado que é de 37.663. Em todo o país, mais de 3,4 milhões de meninas já foram imunizadas contra o vírus. O quantitativo representa 83% da meta que é vacinar 4,1 milhões de adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos, até o final do ano.
Na segunda etapa, que iniciou nesta sexta-feira (11) o foco será nos postos de saúde. Durante todo o ano, a vacina contra HPV estará disponível nas 36 mil salas espalhadas pelo país. Utilizada na prevenção do câncer do colo do útero, a vacina passou a ser ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos em 10 de março.
O esquema de vacinação é composto por três doses. A segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos. ?Este quantitativo de crianças vacinadas, em apenas um mês, é resultado do esforço de estados e municípios que seguiram a recomendação do Ministério e realizaram a mobilização nas escolas?, ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Segundo ele, como a estratégia deve continuar em algumas escolas, é importante que os pais se informem sobre até quando deve prosseguir a vacinação.

VACINA - Para o primeiro ano, o Ministério da Saúde adquiriu 15 milhões de doses. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, com eficácia de 98%. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo, nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos. Com informações da Agência Saúde.

Fonte:






Noticia vista 11833 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.